Transporte, escolarização e política educacional rural.

1985; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 55 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Eduardo A. Vasconcellos,

Tópico(s)

Logistics and Infrastructure Analysis

Resumo

Dada a oferta tipica do ensino rural no Estado de Sao Paulo - apenas ate a 3a ou 4a serie - o aluno que pretende continuar a estudar precisa deslocar-se ate a cidade mais proxima. Por outro lado, os professores rurais precisam deslocar-se por conta propria ate o local de trabalho. O estudo procurou, entao, investigar a relacao entre a oferta de meios de transporte e o nivel de escolarizacao das criancas rurais, alem das condicoes de deslocamento dos professores rurais. Apos a analise de dados gerais do ensino rural no Estado de Sao Paulo, e do transporte escolar rural hoje oferecido, passou-se a analise detalhada de dois casos especificos. O primeiro foi o de Araraquara, que opera um dos maiores sistemas de transporte escolar rural do Estado ha quase 20 anos e o segundo, o do municipio de Taubate, que nunca ofertou transporte escolar rural. O caso de Araraquara foi estudado com mais detalhes devido a riqueza da experiencia local com o transporte. Nos dois casos, procurou-se levantar dados relativos a oferta de ensino rural e ao deslocamento dos professores, sendo que nos de Araraquara foram estudados tambem os alunos transportados pelo sistema. Dentre as principais conclusoes, destacam-se: o transporte escolar rural no Estado de Sao Paulo tem crescido nos ultimos anos (100.000 alunos atendidos por dia em 1984), mas ainda e insuficiente; as professoras rurais dispendem em media cerca de 20% da sua renda com o transporte, e consideram-no um dos maiores problemas da profissao; o sistema de transporte de Araraquara esta viabilizando a continuidade dos estudos na cidade para 221 criancas rurais (da 5 a 8 series), e e considerado vital por cerca de 60% das criancas transportadas, a oferta de transporte parece estar acelerando e o esvaziamento das escolas rurais, em favor das urbanas, o que leva a necessidade de repensar a politica global do ensino rural no Estado, considerando o problema do transporte e da dinâmica da economia rural.

Referência(s)