
A experiência do adolescente usuário de implante coclear DOI 10.5752/P.1678-9563.2009v15n1p69
2009; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5752/p.1678-9563.2009v15n1p69
ISSN1678-9563
AutoresMarcela Maria Bozelli Zanardi, Midori Otake Yamada, Maria Cecília Bevilácqua,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo buscou compreender a vida cotidiana de adolescentes com implante coclear. Os participantes da pesquisa foram quatro adolescentes do sexo feminino, entre 13 e 16 anos de idade. Nesta pesquisa qualitativa, a análise dos resultados baseou-se no método fenomenológico. Concluiu-se que o contexto escolar era marcado por dificuldades, especialmente na língua portuguesa; o contexto familiar era vivido como espaço de apoio; o namoro/ficar era permeado por sentimentos de inferioridade e marcado pelo preconceito. A importância da amizade era evidente para os adolescentes, e o implante coclear significava satisfação em ouvir e a constatação da deficiência auditiva.
Referência(s)