
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira
2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172000020202
ISSN1983-2117
AutoresWildson Luiz Pereira dos Santos, Eduardo Fleury Mortimer,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo: Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS - ciência, tecnologia e sociedade - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.
Referência(s)