
Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa
2015; National University of Central Buenos Aires; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.54343/reiec.v6i2.73
ISSN1850-6666
AutoresBruna Jamila de Castro, Priscila Caroza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo se propõe a divulgar uma pesquisa sobre as contribuições de um jogo denominado de "Super Átomo" para o ensino de Química, no Ensino Fundamental. A pesquisa, que combina asmetodologias quantitativa e qualitativa, foi realizada no ano de 2010, sendo pautada na Teoria daAprendizagem Significativa de Ausubel e analisou a aprendizagem de 54 alunos provenientes deescolas públicas do município de Bandeirantes, Paraná, Brasil. Para a coleta dos dados utilizamosquestionários, que foram aplicados antes e após a aplicação do jogo, além de observação direta. Pormeio dos resultados obtidos, influímos que o jogo "Super Átomo" é efetivo no processo de ensinodo conteúdo em questão e que proporciona uma aprendizagem significativa, mostrando-se tambémcompetente em criar um ambiente de descontração e alegria entre os alunos, sendo um realmotivador para o ensino da Química.
Referência(s)