COMPARAÇAO DO PERFIL DE LIDERANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MONTES CLAROS
2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresErick Godinho Silva, J.Rodrigo G. Oliveira, Siomara A. Silva.,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo visa identificar e comparar o perfil de lideranca do professor de Educacao Fisica (EF) perante os alunos das escolas publicas e particulares do ensino fundamental da cidade de Montes Claros (MOC). O lider tem que se integrar bem com os demais membros do grupo, sabendo que os liderados escolhem seu lider em funcao de perceberem no mesmo a possibilidade de satisfazer suas necessidades. Importante destacar que a eficacia da acao de um lider depende de elementos como as relacoes pessoais, a estrutura da tarefa e o poder do lider. Neste aporte 160 alunos, sendo 80 de escolas publicas (51,67% do genero masculino e 48,33% genero feminino com medias de idades de 13 ± 1,93 anos) e 80 de escolas particulares (58,75% do genero masculino e 41,25% genero feminino com medias de idades de 12 ± 1,41 anos) escolhidos aleatoriamente, responderam o questionario de lideranca (Serpa, 1989). Este instrumento e composto por 40 itens objetivos e relativos ao comportamento do professor/ treinador esportivo ideal, o qual utiliza a escala de Likert de 0 a 4 pontos. Os dados foram analisados atraves do pacote estatistico SPSSTM versao 11.0. De acordo com os resultados estatisticos, nas escolas publicas a media da dimensao treino-instrucao foi 2,30, suporte social 2,12, reforco 2,24, democratico 2,05 e autocratica 2,13. Ja nas escolas particulares a media da dimensao treino-instrucao foi 1,94, suporte social 1,89, reforco 1,95, democratica 1,88 e autocratica 1,87. Na comparacao entre as 5 dimensoes de lideranca nas escolas publicas e particulares, houveram diferencas estatisticamente significativas somente nas dimensoes treino-instrucao e democratico (p=0,05). Sendo o perfil de lideranca do professor de educacao fisica na visao dos alunos das escolas publicas caracterizado dominantemente na dimensao treino instrucao, com media de 2,30 e nas escolas particulares na dimensao reforco, com media de 1,95.
Referência(s)