
Aprendizagem de Línguas com Narrativas Digitais: Uma Experiência no Ensino do Inglês para Fins Específicos
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português
10.18788/2237-1451/rle.v5n11p255-267
ISSN2237-1451
AutoresAna Sevilla‐Pavón, Tânia Lúcia Maddalena,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoEste artigo descreve uma experiencia interdisciplinar e internacional de criacao de narrativas digitais para a aprendizagem do ingles num contexto de ensino da lingua para fins especificos. A colaboracao foi feita entre a Faculdade de Educacao da Unicamp, Brasil; e o grupo de pesquisa CAMILLE, do Departamento de Linguistica Aplicada da Univesitat Politenica de Valencia, Espanha; dentro de um convenio de cooperacao cientifica internacional entre ambos os paises, no qual foram desenvolvidos recursos educativos e metodologias para o ensino do ingles e do espanhol. As narrativas digitais podem ser entendidas como os breves filmes resultantes da pratica de combinar multiplos modos de tecnologia, como fotografias, texto, musica, narracao de voz e clips de video para produzir uma narrativa emotiva e profunda. Os alunos colaboram nas diferentes etapas do projeto de criacao das narrativas digitais combinando a antiga arte de contar historias com a relativamente nova pratica de combinar elementos multimodais como imagens, videos e efeitos visuais ou sonoros, bem como uma trilha sonora, para criar uma narrativa contada desde uma perspectiva unica, profunda, original e pessoal. Essa proposta pedagogica permite promover o trabalho colaborativo e a autoria multipla, ja que o sucesso final do grupo sera o resultado dos esforcos individuais e colaborativos de cada um dos membros do grupo. Neste projeto, o trabalho interdisciplinar de criacao de narrativas digitais foi feito com base em tres areas do conhecimento: a linguagem audiovisual e as TIC, com a aplicacao de tecnicas audiovisuais para a producao dos videos; a engenharia aeroespacial, ja que os temas tratados tinham a ver com conteudos especificos dessa area; e a aprendizagem do ingles para fins especificos. Os principais resultados do trabalho interdisciplinar realizado foram altos niveis de engajamento e de motivacao dos estudantes; a aquisicao e construcao de conhecimentos e habilidades do campo da engenharia aeroespacial atraves da aprendizagem colaborativa e autonoma; e a pratica e desenvolvimento de destrezas e competencias digitais e linguisticas, bem como o pensamento critico e a capacidade de solucao de problemas.
Referência(s)