Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Colaboração entre Programas de Pós-Graduação Brasileiros em Ciência da Informação: modelagem baseada em grafos

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1981-8920

Autores

Alisson de Oliveira Silva, André Luiz Dias de França, Carlo Gabriel Porto Bellini, Guilherme Ataíde Dias, Patrícia Maria da Silva, Wagner Junqueira de Araújo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Introducao: Apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que investiga as relacoes de colaboracao entre programas de pos-graduacao brasileiros na area da Ciencia da Informacao a partir da perspectiva das redes sociais. A utilizacao de software de informetria e teoria dos grafos torna possivel visualizar e calcular metricas associadas aos atores que integram redes sociais. Objetivo: Identificar as relacoes de colaboracao academica entre programas de pos-graduacao stricto sensu brasileiros na area da Ciencia da Informacao por meio da modelagem de grafos e analise da rede social associada. Metodologia: Pesquisa de carater quantitativo. Os dados foram obtidos a partir dos curriculos Lattes dos pesquisadores vinculados aos programas em foco entre os anos de 2007 e 2009, e a analise deu-se a partir da modelagem de um grafo. Resultados: O grafo relacionado a rede de coautorias entre os programas de pos-graduacao em Ciencia da Informacao considerados indica que, no periodo de 2007 a 2009, nao foi construido um cenario em que houvesse coautorias entre todos os programas, nem relacoes de coautorias compativeis com o volume de pesquisa desenvolvido pelos pesquisadores dos programas em foco. Constatou-se que nao ha colaboracao efetiva entre todos os programas brasileiros na area da Ciencia da Informacao. Conclusoes: Pretende-se repetir esta pesquisa com os programas de pos-graduacao em Ciencia da Informacao no periodo de avaliacao de 2010 a 2012, de modo a incluir os programas situados no Rio de Janeiro e o recente programa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como para atualizar as percepcoes a respeito da colaboracao existente.

Referência(s)