
Colaboração entre Programas de Pós-Graduação Brasileiros em Ciência da Informação: modelagem baseada em grafos
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1981-8920
AutoresAlisson de Oliveira Silva, André Luiz Dias de França, Carlo Gabriel Porto Bellini, Guilherme Ataíde Dias, Patrícia Maria da Silva, Wagner Junqueira de Araújo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoIntroducao: Apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que investiga as relacoes de colaboracao entre programas de pos-graduacao brasileiros na area da Ciencia da Informacao a partir da perspectiva das redes sociais. A utilizacao de software de informetria e teoria dos grafos torna possivel visualizar e calcular metricas associadas aos atores que integram redes sociais. Objetivo: Identificar as relacoes de colaboracao academica entre programas de pos-graduacao stricto sensu brasileiros na area da Ciencia da Informacao por meio da modelagem de grafos e analise da rede social associada. Metodologia: Pesquisa de carater quantitativo. Os dados foram obtidos a partir dos curriculos Lattes dos pesquisadores vinculados aos programas em foco entre os anos de 2007 e 2009, e a analise deu-se a partir da modelagem de um grafo. Resultados: O grafo relacionado a rede de coautorias entre os programas de pos-graduacao em Ciencia da Informacao considerados indica que, no periodo de 2007 a 2009, nao foi construido um cenario em que houvesse coautorias entre todos os programas, nem relacoes de coautorias compativeis com o volume de pesquisa desenvolvido pelos pesquisadores dos programas em foco. Constatou-se que nao ha colaboracao efetiva entre todos os programas brasileiros na area da Ciencia da Informacao. Conclusoes: Pretende-se repetir esta pesquisa com os programas de pos-graduacao em Ciencia da Informacao no periodo de avaliacao de 2010 a 2012, de modo a incluir os programas situados no Rio de Janeiro e o recente programa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como para atualizar as percepcoes a respeito da colaboracao existente.
Referência(s)