MODELAGEM PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE COMPETÊNCIAS EM PLANEJAMENTO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
2010; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/s1808-04482010000200004
ISSN1808-0448
AutoresEdson Walmir Cazarini, Selma Regina Martins Oliveira,
Tópico(s)Logistics and Infrastructure Analysis
ResumoEste artigo tem por propósito contribuir para uma política de planejamento em espectro de alta complexidade. Para isto concebe uma proposta de modelagem lastreada na avaliação do grau de competências no campo das parcerias público-privadas (PPPs), aplicada ao caso das concessões de rodovias no Brasil, que considera uma seqüência de procedimentos sistematizados nas seguintes fases: (i) Determinação das necessidades de informação, em duas etapas: (a) identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) e (b) identificação das áreas de informação (AIs); (ii) determinação das competências; e (iii) determinação do grau de avaliação de competência. A coleta de dados foi por meio de um formulário semi-estruturado, do tipo escalar, em uma matriz de julgamento, com a intervenção de especialistas. Vários instrumentos de apoio foram utilizados na elaboração da modelagem, com vistas a reduzir a subjetividade dos resultados alcançados: escalagem psicométrica - Lei dos Julgamentos Categóricos de Thurstone (LJC), Multicriteriais-Compromise Programinng, Electre III, e Promethee II; Análise Multivariada; Redes Neurais Artificiais (RNA); Redes Neurofuzzy. Os resultados produzidos mostraram-se satisfatórios, validando o procedimento proposto para as PPPs.
Referência(s)