
Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do Caos
2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132009000100005
ISSN1980-850X
AutoresPaulo Celso Ferrari, José André Peres Angotti, M. H. R. Tragtenberg,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNeste artigo descrevemos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso, na modalidade a distância, sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos, para a formação de professores. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico e metodologias de ensino, da participação dos futuros professores na co-autoria do material didático e de um ambiente virtual de aprendizagem.
Referência(s)