Marketing e comunicação nos serviços de curadoria de informação: eixos teóricos e reflexões desenvolvidas em contexto acadêmico
2014; Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2358-3193
AutoresEliseu Manuel Ernesto, Henriqueta Santos, Márcia Cavalinhos, María José Vitorino, Ricardo M. Geraldes, Paulo Gracel, Sílvia Lazary de Matos, Fernando Verassani Laureano, Sónia G. Patrício, Osvaldo Estrela,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoDiscorre sobre a importância do marketing na curadoria da informacao e na afirmacao da figura e da identidade do curador em Portugal na atualidade. O curador, por suas competencias de gestao, e um agente crucial para as organizacoes confrontadas com os constantes fluxos de informacao. Este profissional devera efetuar uma analise permanente dos setores que pretende dinamizar, e elaborar estudos do ecossistema da informacao, recorrendo a ferramentas de marketing e de gestao organizacional e comportamental. Recorrendo a processos de filtragem, validacao, sintese, apresentacao e personalizacao de informacao, torna-se um recurso valioso para organizacoes, integrante de padroes de qualidade empresarial. Este trabalho caracteriza as principais dinâmicas e competencias, o marketing nos servicos de curadoria da informacao, a analise sistemica do setor cultural, a analise do ambiente externo e interno, pontos fracos e fortes, ameacas e oportunidades, por meio da Analise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats), o mapeamento dos stakeholders, a comunicacao, participacao e audiencia, a criacao da marca “curadoria de informacao”, as estrategias e metodologias utilizadas e, por fim, as recomendacoes.
Referência(s)