Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CURRÍCULO DE LITERATURA NO 3º E NO 4º CICLOS – UM EXEMPLO COM GÊNEROS NARRATIVOS

2012; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/ri.v5i1.219

ISSN

1981-0601

Autores

Luiz Eduardo Mendes Batista,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, pretendemos expor uma experiência de ensino com os gêneros literários no Ensino Fundamental II, mais especificamente com os gêneros narrativos, e propor um caminho para a elaboração de um currículo para o ensino de literatura nesse nível de ensino. Para isso, nos apropriamos essencialmente da visão dialógica de Bakhtin (2003) sobre gêneros, das discussões sobre gêneros literários, de acordo com Rosenfeld (1986) e D’Onofrio (2000), e da noção de progressão curricular prevista em Coll (1992) e em Perrenoud (2000). De um modo geral, um trabalho a partir de gêneros literários distribuídos por ciclos de aprendizagem permite um ensino mais sistemático e, consequentemente, possibilita maior aproximação dos alunos com o texto literário.

Referência(s)
Altmetric
PlumX