Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Participação e aprendizado político no orçamento participativo: estudo de caso em um município catarinense

2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 119 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302012000200010

ISSN

1678-4626

Autores

Lígia Helena Hahn Lüchmann,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Durante quase duas décadas, variados experimentos de participação institucional foram colocados em prática no Brasil: conselhos gestores de políticas públicas, fóruns e orçamentos participativos são novas institucionalidades que já fazem parte da paisagem democrática brasileira. Apesar da ampla difusão das experiências, sabemos pouco a respeito de seus reais impactos no aprendizado de seus participantes. Neste sentido, a partir de pesquisa realizada junto a experiências de orçamento participativo em municípios do estado de Santa Catarina, e mais especificamente junto ao orçamento participativo no município de Biguaçu, este trabalho objetiva apontar alguns dos possíveis impactos desta instituição participativa em termos de aprendizado político.

Referência(s)