Artigo Produção Nacional

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO? Análise semiótica da adaptação dos quadrinhos de Sin City para o cinema.

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

ISSN

1982-0305

Autores

Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Moema Lúcia Martins Rebouças,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo do artigo e analisar a intertextualidade entre cinema e historia em quadrinhos (HQ), verificando como o cinema se apropria da linguagem dos quadrinhos, a partir de uma analise semiotica da primeira cena do filme Sin City, comparada a sua historia original – O cliente tem sempre razao – publicada em 1998. Para a analise, foram utilizados pressupostos teoricos e metodologicos de estudos da semiotica discursiva, com destaque para a dimensao sensivel da significacao, proposta por Greimas (2002). Os resultados revelam que, apesar da fidelidade e riqueza da adaptacao para o cinema, existe a manipulacao dos significados, seja pela influencia do olhar de outras pessoas (diretores, produtores) na realizacao do filme, seja pelas especificidades de cada linguagem. Palavras-chaves: quadrinhos, cinema, semiotica.

Referência(s)