
O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO? Análise semiótica da adaptação dos quadrinhos de Sin City para o cinema.
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresFlávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Moema Lúcia Martins Rebouças,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo do artigo e analisar a intertextualidade entre cinema e historia em quadrinhos (HQ), verificando como o cinema se apropria da linguagem dos quadrinhos, a partir de uma analise semiotica da primeira cena do filme Sin City, comparada a sua historia original – O cliente tem sempre razao – publicada em 1998. Para a analise, foram utilizados pressupostos teoricos e metodologicos de estudos da semiotica discursiva, com destaque para a dimensao sensivel da significacao, proposta por Greimas (2002). Os resultados revelam que, apesar da fidelidade e riqueza da adaptacao para o cinema, existe a manipulacao dos significados, seja pela influencia do olhar de outras pessoas (diretores, produtores) na realizacao do filme, seja pelas especificidades de cada linguagem. Palavras-chaves: quadrinhos, cinema, semiotica.
Referência(s)