Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O (não)dito da AIDS no cotidiano de transição da infância para a adolescência

2011; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 64; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672011000400005

ISSN

1984-0446

Autores

Cristiane Cardoso de Paula, Ivone Evangelista Cabral, Ívis Emília de Oliveira Souza,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Crianças infectadas por transmissão vertical do HIV transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre seu dia a dia. O objetivo foi compreender o (não)dito da AIDS em seu cotidiano. Após aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa de três hospitais do Rio de Janeiro, entrevistou-se onze meninos(as) de 12 a 14 anos, que conheciam seu diagnóstico. A hermenêutica heideggeriana desvelou que o ser-adolescendo adquiriu a doença da mãe; ficou triste por ter familiares doentes; relembrou da revelação diagnóstica e do preconceito que os silenciavam, projetando-se como ser-de-possibilidades num movimento existencial. O cuidado ao ser-adolescendo precisa integrar as dimensões biológica, clínica, sociocultural, ética, política, assistencial e existencial.

Referência(s)