Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Certificação ambiental empresarial e sustentabilidade: desafios da comunicação

2005; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-12902005000100007

ISSN

1984-0470

Autores

Demétrios Antônio Silva, Helena Ribeiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001. Sua motivação foi a necessidade de identificação de aspectos a serem focalizados pelo requisito comunicação, a fim de atender às ansiedades das partes interessadas (moradores da vizinhança, consumidores, prestadores de serviço), colaborando para a confiança e credibilidade da certificação conforme a NBR ISO 14001. Tal certificação se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento mercadológico. No entanto, alguns acidentes industriais ampliados e a postura das empresas de reagir para controlar os danos ambientais, somente após a ocorrência destes episódios, têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. Os resultados demonstram que as organizações certificadas não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas.

Referência(s)