
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
2014; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 67; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167.2014670402
ISSN1984-0446
AutoresMíriam Aparecida Barbosa Merighi, María Jesús, Selisvane Ribeiro da Fonseca Domingos, Deíse Moura de Oliveira, Thaís Norika Ito,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoEstudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.
Referência(s)