Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A cultura informacional e a formação do jovem pesquisador Brasileiro

2010; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-99362010000100019

ISSN

1981-5344

Autores

Janaína Ferreira Fialho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O estudo contempla a analise do processo de formacao de pesquisadores no ensino medio por meio da pratica da pesquisa cientifica, cujos principais objetivos foram: a identificacao do desenvolvimento da cultura informacional no percurso das praticas de pesquisa e das possibilidades cognitivas, afetivas e de atitudes no exercicio da iniciacao cientifica, buscando verificar a sustentabilidade do Modelo ISP no universo academico; a identificacao, sistematizacao e analise do processo de formacao da discursividade cientifica entre osestudantes; a analise das repercussoes de busca e uso da informacao no processo de construcao de conhecimento entre os estudantes. A literatura adotada no referencial teorico buscou cotejar os avancos em torno da tematica da information literacy em ambito nacional e internacional, privilegiando o ambiente educacional e o papel educativo da biblioteca escolar. Ressaltam ]se as experiencias brasileiras, como o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, o Projeto Mobilizador Biblioteca Escolar, as iniciativas das Fundacoes de Amparo a Pesquisa e os parametros estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica, o Exame Nacional do Ensino Medio e os Parametros Curriculares Nacionais. A amostra e constituida por 14 estudantes vencedores do Premio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, na categoria ensino medio. Foram abordados estudantes dos estados da Bahia, Ceara, Goias, Minas Gerais, Parana, Piaui, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sao Paulo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as entrevistas semiestruturadas, mediadas por computador e a observacao participante na comunidade do premio na rede social Orkut. Utilizou ]se como tecnica de tratamento dos dados o metodo da analise de conteudo e da analise semantica do discurso das pesquisas premiadas. Os resultados sugerem a formacao para a discursividade cientifica dos estudantes de ensino medio, pautada pela assimilacao e formacao de uma conduta etica no processo de busca e uso de informacao. Diante da diversidade cultural e educacional da realidade estudada, foi possivel identificar a consolidacao e a articulacao de diferentes estrategias de producao do conhecimento entre jovens pesquisadores, com enfase no desenvolvimento de habilidades criticas requeridas na pratica da pesquisa cientifica. Essas estrategias foram representadas na rede semantica identificada nos textos premiados, nas marcas de discursividade cientifica presentes norepertorio sistematizado e na identificacao das acoes, estrategias e pensamentos que conduzem a atividade de pesquisa dos jovens cientistas. O estudo sugere, em termos conclusivos, que a biblioteca escolar pode ser um organismo ativo no desenvolvimento da cultura informacional nas escolas brasileiras e que a educacao basica e a fase privilegiada para o desenvolvimento das habilidades informacionais na pratica da pesquisa. Constatou - se que o apoio e engajamento da escola e a acao articulada do orientador sao elementos fundamentais no delineamento do perfil do jovem cientista. Concluiu - se ainda que o Premio Jovem Cientista e uma referencia importante na vida dos jovens pesquisadores em virtude do reconhecimento social alcancado, da oportunidade de desenvolvimento da carreira e do aprendizado cientifico.

Referência(s)