Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação continuada de professores que ensinam matemática no contexto de comunidades virtuais de aprendizagem

2010; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Issue: 29 Linguagem: Português

10.24220/2318-0870v0n29a57

ISSN

2318-0870

Autores

Juliana França Viol, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo discuti alguns aspectos dos processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto de comunidades virtuais de aprendizagem. Entende-se por comunidades virtuais de aprendizagem, os “espaços virtuais” mediados pelas tecnologias de informação e de comunicação, os quais estão abertos à participação de pessoas oriundas de diferentes contextos socioculturais e que interessam-se pelo compartilhamento de informações acerca de um tema ou área específica, discutindo, interagindo e construindo conhecimento de forma colaborativa. Além disso, essas comunidades de aprendizagem visam ultrapassar as concepções tradicionais dos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando aos sujeitos construírem uma cultura informatizada e um saber compartilhado, em que a interação mútua e a colaboração constituem-se em fatores fundamentais para a constituição do conhecimento. Nesse contexto, considera-se que as comunidades virtuais de aprendizagem possibilitam aos docentes uma nova modalidade de interação, que conduzem a reflexão de questões inusitadas, que os fazem aprender a (re)significar as suas ações docentes, proporcionando novos modelos e formas para os processos formativos desses professores, mediados pelas tecnologias de informação e de comunicação. Nessa perspectiva, apresenta-se um mapeamento de pesquisas em educação Matemática, que tiveram como objetos de investigação as inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação e a formação de professores que ensinam Matemática. Tratam-se de teses e dissertações produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas) e Universidade Federal de São Carlos, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro e Pontifícia Universidade Católica e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista de Bauru, no período de 1987 a 2007.O objetivo desse mapeamento é identificar aspectos teórico-metodológicos e temáticos das inter-relações das tecnologias de informação e de comunicação e a formação e prática de professores que ensinam Matemática, em um contexto de pesquisas em Educação Matemática.

Referência(s)