Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Governança Corporativa e Custos de Agência nas Empresas com Influência Governamental

2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7177/sg.2015.v10.n3.a6

ISSN

1980-5160

Autores

Daniel de Freitas Gotaç, Roberto Marcos da Silva Montezano, Valdir de Jesus Lameira,

Tópico(s)

Corporate Finance and Governance

Resumo

Este artigo analisa empiricamente a relação entre influência governamental e custos de agência no Brasil.Como medidas de custos de agência, o artigo adota dois indicadores: a taxa de eficiência dos ativos e a razão entre despesas administrativas e receitas de vendas.Utilizando-se de uma amostra de 252 empresas abertas brasileiras nos anos de 2011 a 2014, aplicou-se o método das regressões lineares com mínimos quadrados ordinários em cortes transversais.Os resultados não mostram indícios congruentes para a existência de relacionamento entre as variáveis, trazendo evidências conflitantes conforme a medida de custo de agência adotada.Contudo, a presente investigação se mostra um assunto a ser pesquisado em um período de tempo maior e por meio de testes estatísticos adicionais.

Referência(s)