
O TURISMO RURAL PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA FAZENDA QUINTA DA ESTÂNCIA GRANDE – VIAMÃO (RS)
2011; Volume: 27; Linguagem: Português
10.14295/remea.v27i0.3197
ISSN2318-4884
AutoresÂngela Luciane Klein, Alessandra Troian, Marcelino de Souza,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA compreensao de que a educacao ambiental na atual conjuntura contempla acoes educativas que vao muito alem da sala de aula assinala a necessidade da incorporacao de praticas de ensino inovadoras, que estejam vinculadas a experiencias concretas. Nesse contexto, destaca-se o turismo rural pedagogico, representado por um conjunto de atividades praticas desenvolvidos no âmbito das propriedades rurais e que utiliza como recurso didatico as atividades agropecuarias e os recursos naturais e culturais presentes nestes locais. Partindo desses pressupostos, o presente artigo busca analisar as contribuicoes do turismo rural pedagogico no processo de educacao ambiental infantil. Para isso, realizou-se entrevistas com cinco monitores da Fazenda Quinta da Estância Grande, localizada no municipio de Viamao (RS), alem da observacao e o acompanhamento de tres turmas de educacao infantil enquanto elas realizavam uma visita na propriedade no ano de 2006. Constatou-se que as atividades pedagogicas desenvolvidas na Fazenda representam estrategias de ensino eficazes para a educacao ambiental, uma vez que possibilitam as criancas o contato direto com diferentes elementos da natureza, por meio de experiencias concretas realizadas ao ar livre.
Referência(s)