
Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010005000056
ISSN1982-0216
AutoresAmparo Ygual Fernández, José Francisco Cervera Mérida, Vera Lúcia Orlandi Cunha, Andrea Oliveira Batista, Simone Aparecida Capellini,
Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoTEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.
Referência(s)