Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura

2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462010005000056

ISSN

1982-0216

Autores

Amparo Ygual Fernández, José Francisco Cervera Mérida, Vera Lúcia Orlandi Cunha, Andrea Oliveira Batista, Simone Aparecida Capellini,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.

Referência(s)