Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As representações sociais de violência nas sinopses de jogos eletrônicos

2012; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.13037/ci.vol13n25.1561

ISSN

2178-0145

Autores

Igor Lins Lemos, Raimundo Cândido de Gouveia,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os conteúdos manifestados nas sinopses de jogos eletrônicos. A pesquisa foi embasada pela teoria das representações sociais, que enfatiza a forma em que os sujeitos constituem teorias, ditas do senso comum, as quais são construídas e compartilhadas. Foram coletadas cem sinopses de jogos eletrônicos de uma lista norte-americana dos títulos mais vendidos de 2007. A análise dos dados utilizou o software ALCESTE. Os resultados apontam que a violência não é abordada diretamente, sendo enfatizados aspectos referentes à movimentação, disputa e diversão.

Referência(s)