Artigo Acesso aberto

Ambiente telematico de interação e comunicação para suporte à educação bilingue de surdos.

2002; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Inglês

10.22456/1982-1654.5278

ISSN

1982-1654

Autores

Márcia de Borba Campos, Lucila Maria Costi Santarosa, Lúcia Girafa,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

Resumo: Este al'ligo apresenta alguns aspee10s tooricos e resultados de investigacao referentes a uma das questoes de pesquisa da Teso de DoUloraelo de CAMPOS. 2001. No relerl :t\la da L1 e da l2 para surdos, utilizando-se interacoes em encon­ tros virtuais? O Ambiente telemâtico de interacao e comunicacao para suporte a educacao bilingUe de esta composto por um conjunto de ferramentas computacionais tendo como principais: SIGNEO, um editor para oscnta ae tel(los na Lingua Brasileira de Sinais. SIGNSIM, uma torral'\1$11\a para a traouclio da tingua de sinaisLIBRASe o PortuguOs escrito e, SIGNTALK, uma ferramenta oo Chat que permite a cornLJnicacao a dls!tlnda ontre suraos e entre surdos e ouvintes. Todas estas ferramentas. desenvolvi­ das espoctalmento para esta teso. pOssuem 11m dicionario bilfngOo. um mecanismo de predicao do sinais para a resolucao oe ambigul<laoo entre os sinais, e um visualizador Ql.le permite a representacao $Spa· eial dos sinais na Ungue SresileJre de Sineia (LISRAS}. atraves da um boneco tridimensional. A principal contribuicao desta tese, sob o ponto de vista da Ciencia da Educacao, foi a proposta mtltodotOgica para suportar e auxiliar o ttabatho entre pessoas surdas e entre pessoas surdas e ouvintes em ambiente telemattco, atraves da escrita da LIBRAS e do Portugues. Para a Ciencia da Computacao, uma das principais contnbulco~ foi o conjunto ele ferramentas, o prooesso de modelagem das mesmas, o as solucoes enoontradas. Palavras·Chave: Educacao de Surdos, Llngua de Sinais, Educacao a Distância, Software educacional Abstract: This artlcle presents some important theoretical aspects and resulls of one of ln& research questions of CAMPOS s doctoral thesis. The environment descnbed in this thesis express the methodology developed by lhe author to aliena the fo!lowing research question: What must be lhe requisites ana Characteristics that an educationat cilling environment must have to support virtual classes (interactions) for tieat ? The • 6il!ing telematiC environment to support virtual interactions and communications for deal people has a set of roots specially developed tor thls thesis. The main tools are: an editor named SIGNEO {to write in LIBRAS). a t<anslation process for sign languaga to written Portuguesa, and vice versa named SIGNSIM, anda chat tool (narned SIGNTALKI where tho usar can wnte ln Signed longuage or in Portuguese. There is a dictionary composed by a set of signs {slgnals base~) with a prediction mechanism tl1at altows to detect ambiguities. The main contribution of this thesis. under Education Science viewpoint, iS cenlred in lhe methoaology to support Oislance E.ducation (Virtual interaction) among deal people. We propose an envlronment wnh a set ot toots to sul)port and guarantee the interactions. and melhodology features. The maln contrlbullon related to Comput~r Science viewpoint is the set ot tools and their relate<! moael process, and technical solutions.

Referência(s)