
O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental
2006; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132006000200005
ISSN1980-850X
AutoresMaria Patrícia Freitas de Lemos,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente estudo investiga o tratamento da informação expresso em livros didáticos brasileiros apresentados em três coleções analisadas pelo PNLD (2000 e 2004) que foram recomendadas com distinção das séries iniciais do ensino fundamental. As atividades foram analisadas a partir dos tipos de gráficos e conteúdos matemáticos abordados nas tarefas analisadas. Considerando o importante papel que os livros didáticos assumem na educação brasileira esse estudo aponta-nos que o trabalho com tratamento da informação, realizado pelos livros didáticos, encontra-se distante de possibilitar aos alunos a construção de procedimentos para coletar, organizar, comunicar e interpretar dados. O tratamento da informação, na maioria das coleções analisadas, não é explorado no decorrer de todos os livros didáticos, aparecendo apenas no capítulo de estatística e probabilidade.
Referência(s)