Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2004000300004

ISSN

1678-4669

Autores

Maria Lúcia Seidl de Moura, Rodolfo de Castro Ribas, César Augusto Piccinini, Ana Cecília de Sousa Bastos, Celina Maria Colino Magalhães, Mauro Luı́s Vieira, Nádia Maria Ribeiro Salomão, Algeless Milka Pereira Meireles da Silva, Anna Karina da Silva,

Tópico(s)

Poverty, Education, and Child Welfare

Resumo

Cognições parentais constituem importante componente do contexto sociocultural em que se dá o desenvolvimento infantil, e a literatura brasileira sobre o tema é ainda escassa. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre conhecimento sobre desenvolvimento infantil e variáveis da mãe e do bebê. Foi estudada uma amostra de 405 mães primíparas, com filhos menores de um ano, distribuída por seis cidades em diferentes regiões do Brasil. Utilizou-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Foram encontrados efeitos significativos de escolaridade materna e centro urbano. O efeito significativo de escolaridade materna foi verificado em todas as cidades, menos em Porto Alegre, possivelmente pelas políticas de atenção materno-infantil aí implementadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento de aspectos do contexto de desenvolvimento de crianças brasileiras, e têm implicações para o planejamento de programas de intervenção que visem à promoção de saúde.

Referência(s)