
Avanços no conhecimento do processamento da fluência em leitura: da palavra ao texto
2009; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1516-80342009000400021
ISSN1982-0232
AutoresAna Luiza Navas, Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto, Paula Roberta Rocha Dellisa,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoOs avanços em psicolinguística e nos estudos em neurociências têm contribuído para o maior entendimento dos processos relevantes envolvidos para uma leitura eficiente, mas nem sempre o profissional clínico tem acesso a essa informação de forma sistematizada. Tanto o desenvolvimento de leitura, como a avaliação e a intervenção têm sido largamente influenciados por evidências científicas em um movimento de aproximação cada vez mais necessário entre a teoria e a prática fonoaudiológica. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi reunir informações relevantes para o entendimento do processamento de leitura, sobretudo em relação à importância do desenvolvimento de sua fluência, por meio de uma revisão crítica da literatura nesta área.
Referência(s)