Ativos intangíveis e estrutura de capital: a influência das marcas e patentes sobre o endividamento

2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-21072006000200004

ISSN

1984-6142

Autores

Eduardo Kazuo Kayo, Chang Chuan Teh, Leonardo Fernando Cruz Basso,

Tópico(s)

Intellectual Capital and Performance Analysis

Resumo

No que diz respeito a teoria de estrutura de capital, uma questao ainda permanece em aberto: existe uma estrutura otima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma serie de variaveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influencia importante sobre o endividamento, o que sugere que a estrutura de capital tambem pode sofrer a influencia dos ativos intangiveis. O objetivo principal neste artigo e analisar a relacao entre a estrutura de capital e as variaveis representativas de ativos intangiveis (quantidade de patentes, tempo medio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influencia negativa e estatisticamente significante das patentes sobre o nivel de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipotese de que as empresas intensivas em inovacao apresentam niveis mais baixos de endividamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX