Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros

2014; Fundação Carlos Chagas; Volume: 44; Issue: 151 Linguagem: Português

10.1590/198053142746

ISSN

1980-5314

Autores

Paulo Henrique Nico Monteiro, Nélio Bizzo,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Este trabalho analisa como os fatores que influenciam o processo saúde-doença são apresentados nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e quais são seus principais objetivos pedagógicos relacionados à saúde. Foram analisadas as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2010 para os anos iniciais do ensino fundamental (44 volumes). Esses livros tendem a abordar o tema da perspectiva do indivíduo e seu conjunto de hábitos, de maneira descontextualizada e sempre em contraposição a uma ameaça. Sugere-se que esse material incorpore os avanços conceituais da área da saúde, especialmente os relacionados a sua dimensão coletiva e seus determinantes sociais, com vistas a tornar mais significativas as discussões em sala de aula.

Referência(s)