
Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros
2014; Fundação Carlos Chagas; Volume: 44; Issue: 151 Linguagem: Português
10.1590/198053142746
ISSN1980-5314
AutoresPaulo Henrique Nico Monteiro, Nélio Bizzo,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEste trabalho analisa como os fatores que influenciam o processo saúde-doença são apresentados nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e quais são seus principais objetivos pedagógicos relacionados à saúde. Foram analisadas as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2010 para os anos iniciais do ensino fundamental (44 volumes). Esses livros tendem a abordar o tema da perspectiva do indivíduo e seu conjunto de hábitos, de maneira descontextualizada e sempre em contraposição a uma ameaça. Sugere-se que esse material incorpore os avanços conceituais da área da saúde, especialmente os relacionados a sua dimensão coletiva e seus determinantes sociais, com vistas a tornar mais significativas as discussões em sala de aula.
Referência(s)