Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Propaganda Partidária Gratuita: dilemas e implicações sobre os partidos políticos e a comunicação política brasileira

2011; Brazilian Association of Political Communication Scholars; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21878/compolitica.2011.1.2.20

ISSN

2236-4781

Autores

Giliard Gomes Tenório,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

<p>Este trabalho busca destacar as caracter&iacute;sticas de Propaganda Partid&aacute;ria Gratuita (PPG), espa&ccedil;o oferecido pelo Estado aos partidos brasileiro em cadeia nacional de r&aacute;dio e televis&atilde;o, em per&iacute;odo n&atilde;o-eleitoral. Este &eacute; um objeto de car&aacute;ter eminentemente partid&aacute;rio, cujo objetivo &eacute; oferecer uma oportunidade para as siglas apresentem sua identidade e programa pol&iacute;tico para a popula&ccedil;&atilde;o. Por outro lado, a PPG tamb&eacute;m deve ser percebida por seu vi&eacute;s de propaganda, cuja aplica&ccedil;&atilde;o ao mundo da pol&iacute;tica (notadamente por meio das campanhas pol&iacute;ticas e eleitorais) tem sido definida pelas pr&aacute;ticas de valoriza&ccedil;&atilde;o da imagem dos candidatos &ndash; em detrimento de elementos coletivos. Em raz&atilde;o disso, quest&otilde;es como decl&iacute;nio partid&aacute;rio, personaliza&ccedil;&atilde;o e profissionaliza&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica, tornam-se mais relevantes, orientando este estudo.</p><p>&nbsp;</p><p>This paper seeks to highlight the features of Brazilian Partisan Propaganda (BPP), a kind of advertisement offer by the Brazilian State to the political parties on national radio and television network, in the non-electoral period. This is an object of character eminently partisan, whose goal is to provide an opportunity for the parties to present its identity and political program to the population. On the other hand, the BPP should also be perceived by its bias propaganda, whose application to the world of politics (notably through political and election campaigns) has been defined by the practices of image enhancement of the candidates &ndash; at the expense of collective elements. As a result, issues such party decline, personalization and professionalization of politics, become increasingly relevant, guiding the study developed here.</p>

Referência(s)