
A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA PEDAGOGIA WALDORF: O IMAGINÁRIO E A PAISAGEM INTERIOR
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português
10.26514/inter.v3i8.559
ISSN2177-7691
AutoresJonas Bach, Andréia Aparecida Marin,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo discute a experiencia estetica no contexto pedagogico Waldorf, como elemento que colabora diretamente para alicercar o processo educativo das criancas. Revisa-se a concepcao de estetica adotada por Rudolf Steiner – inspirada em Goethe e Schiller – comparando-a com outros pensadores focados na fenomenologia, como Dufrenne e Quintas. A percepcao estetica esta apoiada no imaginario ativamente trabalhado na psique dos alunos. A imaginacao e a estrategia da arte autentica em deixar o espectador ativo, mergulhado na participacao ao criar vinculos corporais do sujeito com o outro, com o meio ambiente. A imagem criada nao e copia da imagem percebida. A atividade da imaginacao com fim em si mesma tem como desafio a inercia da imaginacao reprodutora. A primeira e fruto da criacao humana, a segunda e resultado da influencia da industria cultural e da tecnologia sobre a educacao humana. Palavras-chave: imaginario. educacao estetica. Pedagogia Waldorf.
Referência(s)