Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Olhos na América: Uma leitura dos relatórios de C. Hippeau

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 19 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.253

ISSN

1984-0411

Autores

José Gonçalves Gondra,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Ao examinar o conjunto de relatórios sobre instrução pública redigidos por Hippeau, entre 1869 e 1881, centrei-me no exame do que foi importado, traduzido, lido e apropriado no Brasil oitocentista, o que tornou possível problematízar a hipótese da exclusividade de transplantação do modelo europeu para o Brasil, como também permitiu trabalhar com a hipótese de que associada ao rigor, detalhamento e exatidão dos relatórios, neles há um efetivo programa para a educação escolar. Tal programa é decalcado do modelo americano, representado como palco de realizações espetaculares na área da educação, espetáculo traduzível nos eixos tomados como fundamento e signo do progresso e da modernidade pedagógica (liberdade, gratuidade, obrigatoriedade, secularização e higienízação), núcleos da nova civilização que se desejava construir, legitimar e difundir; a civilização norte-americana.

Referência(s)