Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da Igreja nos primórdios da educação dos surdos

2007; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 12; Issue: 35 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782007000200011

ISSN

1809-449X

Autores

Lúcia Reily,

Tópico(s)

Hand Gesture Recognition Systems

Resumo

O objetivo deste texto é elucidar questões históricas sobre a origem da língua de sinais, o papel da Igreja monástica na invenção do alfabeto manual e os diferentes usos dos sinais monásticos pelos religiosos e da língua de sinais pelos surdos. A partir de documentos e literatura pouco acessíveis no Brasil, busco reconstruir uma narrativa fragmentada sobre o papel dos religiosos na educação dos surdos, que aproveitaram sinais manuais criados nos mosteiros que seguiam o voto do silêncio com nova finalidade, visando a uma aplicação pedagógica. O foco é a prática dos sinais pelos religiosos na Idade Média e a investigação de como os sinais monásticos migraram para o contexto da educação dos surdos. Apesar da perda de elos documentais, os resultados deste estudo demonstram que, embora a ligação dos sinais monásticos com a língua de sinais seja tênue, os alfabetos manuais utilizados atualmente pela comunidade surda foram sistematizados durante o movimento monástico.

Referência(s)