Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar
2011; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21713/2358-2332.2011.v8.244
ISSN2358-2332
AutoresAna Zuleima Lüscher, Rosemary Dore,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste artigo são discutidos alguns dos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar no Brasil e em Minas Gerais. Inicialmente, apresentam-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou a evasão escolar. Em seguida,aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacandose, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram-se alguns dados empíricos relativos ao ingresso e ao abandono de estudantes no ensino técnico no Brasil e em Minas Gerais. Finalmente, são apresentadas algumas conclusões preliminares.
Referência(s)