
O sistema de avaliatividade e os recursos para gradação em Língua Portuguesa: questões terminológicas e de instanciação
2009; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-44502009000100004
ISSN1678-460X
Autores Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEste artigo pretende, a partir da perspectiva da gramática sistêmico-funcional (Halliday, 1985, 1994, 2004), discutir, em um primeiro momento, a questão terminológica em relação ao Sistema de Avaliatividade (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003) para que, em seguida, encaminhemos a discussão sobre como as instâncias avaliativas são realizadas no texto em português brasileiro. Nosso foco será principalmente nos recursos para Gradação, e a avaliação negativa utilizada pelo produtor textual para posicionar-se perante o que expressa e, para tanto, recorremos também à noção bakhtiniana de dialogismo.
Referência(s)