Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A escola da vida

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-20702012000200010

ISSN

1809-4554

Autores

Pedro Abrantes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo discute as complexas relações entre educação, identidade e mudança social através da história de vida de Simon Bolívar, Benito Juárez e Ernesto Guevara. Reconstituindo seus percursos biográficos, à luz de teorias sociológicas recentes sobre a constituição dos atores sociais, torna-se possível, a um só tempo, discernir alguns traços fundamentais das identidades dessas três figuras centrais da história da América Latina e repensar o modo como as diferentes experiências socializadoras se combinam na produção da identidade e das disposições dos indivíduos em formas criativas não isentas de tensões. A tese central deste artigo é que essa combinação identitária de referências sociais díspares não só é possível, como é impulsionada por (e representa) transformações sócio-históricas de grandes proporções.

Referência(s)