Artigo Produção Nacional

Lenin, educação e revolução na construção da República dos Sovietes

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v3i1.9503

ISSN

2175-5604

Autores

Edison Riuitiro Oyama,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Nosso proposito com a tese intitulada “Lenin, educacao e revolucao na construcao da Republica dos Sovietes” foi investigar o tema educacao escolar e revolucao social num contexto historico determinado, qual seja, o periodo imediatamente posterior a eclosao da Revolucao Russa de Outubro de 1917, examinando quais eram os objetivos e as acoes de Vladimir Ilich Ulianov (Lenin) no campo da educacao. Para tanto, empreendemos uma pesquisa de natureza bibliografica, sendo que as fontes empiricas compulsadas foram os textos e obras de Lenin referentes a educacao. Alem destas, tambem recorremos a informacoes pertinentes a historia da revolucao russa, ao periodo do “comunismo de guerra” e da Nova Politica Economica, bem como a biografias e estudos de especialistas em Lenin. Por sua vez, o conteudo do trabalho trata: dos aspectos natureza historica, politica e sociologica relacionados ao Outubro de 1917 e da analise propriamente dita do tema Lenin e a educacao – antes e depois de 1917. Mas, se em seu delineamento inicial, o estudo se restringia aos anos de 1917-1924, com o desenvolvimento da pesquisa percebemos que excluir uma analise referente ao periodo anterior a 1917 comprometeria o entendimento mais abrangente do que significou a educacao para Lenin. Desse modo, no periodo anterior a insurreicao de 1917, investigamos a questao da educacao politica das massas e as disputas com os “populistas” russos. Apos o Outubro de 1917, pesquisamos sobre os esforcos da Republica dos Sovietes na erradicacao do analfabetismo; o Programa do Partido Comunista Russo de 1919 para a educacao e a politecnia. Ao final, deduzimos que: a educacao assumiu grande importância e papel de destaque no que se refere a educacao politica das massas e na preparacao da revolucao bolchevique; no processo de consolidacao da revolucao; de (re) construcao economica e implantacao das bases para construcao da futura sociedade comunista. Concluimos tambem que: a educacao e a educacao escolar participam necessariamente da luta de classes em varios niveis e dimensoes da realidade; a derrubada do poder politico na Russia foi uma premissa para as transformacoes revolucionarias ocorridas posteriormente no campo da educacao sovietica; educacao e politica sao indissociaveis. Finalmente, declaramos que todos que se proponham a pensar em assuntos como a revolucao social ou o problema da construcao do socialismo, nao podem deixar de investigar, refletir, prever e planejar o papel e a importância que a educacao e a educacao escolar tem a desempenhar nesses processos historicos.

Referência(s)