A grécia clássica: uma viagem ao seu teatro
2012; SAGE Publishing; Volume: 43; Issue: 43 Linguagem: Português
ISSN
1477-9021
AutoresVasco Soares de Oliveira e Cunha,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoGrecia - a Polis e a lei A vida politica dos gregos e da antiguidade classica e, toda ela, condicionada pela cidade, isto e, pela polis . So nela existe civilizacao. Ela e uma dadiva dos deuses e distingue os helenos civilizados dos barbaros incultos que vivem em povoacoes. Nao se reduzindo a simples aglomerados urbanos, a cidade e uma organizacao politica e social unitaria de um territorio que inclui tanto as zonas urbanas como as rurais limitrofes. Platao queria que as cidades perfeitas se destinassem a produzir homens perfeitos. O carater da cidade e, contudo, variado. Esquilo define-a de acordo com a sua relacao com os deuses; Isocrates, pela sua relacao com a Constituicao; Aristoteles com a superficie que ela ocupa. A escravatura, como uma das condicoes de vida material, decorre da vida politica. Nas Leis, Platao recomenda que para impedir as revoltas dos servos deveriam as cidades recrutar escravos de linguas diferentes. Nunca e equacionada, contudo, a possibilidade de os escravos serem considerados cidadaos. Contrariamente, Esparta como que congela as suas estruturas provocando a esclerose das instituicoes politicas. Esta situacao complexa foi resolvida com um novo valor – o da lei. Fora dela nao ha possibilidade de ordem. Socrates acabou por ser martir dessa devocao a lei, preferindo morrer a transgredi-la. E Heraclito argumenta: “O povo deve combater pela lei como pelos muros da cidade”.
Referência(s)