Artigo Produção Nacional

A relaçao família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogaçoes sociológicas

2005; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Volume: 40; Issue: 176 Linguagem: Português

ISSN

2182-2999

Autores

Maria Alice Nogueira,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Os cientistas sociais, de um modo geral, tem concordado quanto ao fato de que novas dinâmicas sociais vem acarretando a emergencia de transformacoes importantes nos processos educativos. Neste texto, essas questoes serao consideradas especificamente da perspectiva de uma relacao central nesses processos que e a relacao entre as familias usuarias e a instituicao escolar. No interior desse vasto campo limitar-me-ei a refletir sobre o aparecimento, ao mesmo tempo, de uma nova problematica de analise na pesquisa sociologica em educacao e de novos processos sociais envolvendo os principais atores do campo educacional. A reflexao devera se situar, portanto, na intersecao de duas dimensoes da realidade: a sociologica e a social. Na primeira parte abordarei o desenvolvimento das problematicas sociologicas e as novas tendencias no tratamento reservado a categoria «familia» pelos sociologos da educacao contemporâneos. Na segunda concentrar-me-ei no exame das modificacoes sofridas pela familia e pelo sistema escolar contemporâneos, naquilo que diz respeito ao tema em foco. Finalmente, tentarei sinalizar as grandes tendencias que se esbocam no cenario das relacoes entre as familias e a instituicao escolar.

Referência(s)