
Ativos intangíveis, ciclo de vida e criação de valor
2006; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552006000300005
ISSN1982-7849
AutoresEduardo Kazuo Kayo, Herbert Kimura, Diógenes Manoel Leiva Martin, Wilson Toshiro Nakamura,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoO valor econômico de uma empresa é resultado da soma dos seus ativos tangíveis e intangíveis. A grande valorização de empresas que se utilizam intensamente dos ativos intangíveis tem mostrado a crescente importância desses ativos na manutenção de suas vantagens competitivas e, conseqüentemente, dos seus valores econômicos. Esse ponto de vista é consistente com a Visão Baseada em Recursos (Resource-based view). A influência relativa dos ativos intangíveis sobre o valor das empresas pode variar por diversas razões: em função do setor de atividade, do ciclo de vida do produto e da empresa, da missão das empresas, entre outras. O principal objetivo deste ensaio é desenvolver uma análise teórica das estratégias que as empresas podem desenvolver em relação aos seus ativos intangíveis, especialmente levando em conta questões relacionadas ao ciclo de vida do produto. Procura-se, em outras palavras, analisar como o ciclo de vida pode afetar as estratégias relativas a cada tipo de ativo intangível e, por conseqüência, o processo de criação de valor. A análise sugere que diferentes ativos intangíveis influenciam o valor da empresa, dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontra um produto.
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