Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano

2004; Springer Science+Business Media; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722004000300012

ISSN

1678-7153

Autores

Luiz Carlos de Albuquerque, María Amélia Matos, Deisy das Graças de Souza, Carla Cristina Paiva Paracampo,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.

Referência(s)