Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O planejamento estratégico situacional no ensino do gerenciamento em enfermagem

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002005000200008

ISSN

1982-0194

Autores

Marta Maria Melleiro, Daisy Maria Rizatto Tronchin, Maria Helena Trench Ciampone,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Trata-se de um estudo documental cujos objetivos foram descrever uma estratégia pedagógica pautada no Planejamento Estratégico Situacional (PES) e mapear os problemas identificados por alunos em um hospital de ensino. Os dados foram obtidos segundo os exercícios de PES realizados no quadriênio 2001-2004. Para a análise dos dados empregou-se a categorização por similaridade do conteúdo, extraindo-se as temáticas: gerenciamento da assistência de enfermagem, recursos humanos, físicos, materiais, normas administrativas, sistema de informação e de referência e contra-referência, apoio logístico, educação em saúde e relacionamento interpessoal. Essa estratégia vem favorecendo o processo ensino-aprendizagem e a integração docente-assistencial, pois emerge do contexto vivenciado pelos alunos e sinaliza aos enfermeiros as áreas que necessitam de investimentos para a resolução de problemas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX