
O planejamento estratégico situacional no ensino do gerenciamento em enfermagem
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002005000200008
ISSN1982-0194
AutoresMarta Maria Melleiro, Daisy Maria Rizatto Tronchin, Maria Helena Trench Ciampone,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoTrata-se de um estudo documental cujos objetivos foram descrever uma estratégia pedagógica pautada no Planejamento Estratégico Situacional (PES) e mapear os problemas identificados por alunos em um hospital de ensino. Os dados foram obtidos segundo os exercícios de PES realizados no quadriênio 2001-2004. Para a análise dos dados empregou-se a categorização por similaridade do conteúdo, extraindo-se as temáticas: gerenciamento da assistência de enfermagem, recursos humanos, físicos, materiais, normas administrativas, sistema de informação e de referência e contra-referência, apoio logístico, educação em saúde e relacionamento interpessoal. Essa estratégia vem favorecendo o processo ensino-aprendizagem e a integração docente-assistencial, pois emerge do contexto vivenciado pelos alunos e sinaliza aos enfermeiros as áreas que necessitam de investimentos para a resolução de problemas.
Referência(s)