Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072013000100011

ISSN

1980-6248

Autores

Wagner Rodrígues Valente,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribuições trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.

Referência(s)