A REFLEXÃO NA PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1999; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 21 Linguagem: Português
10.5902/231654648118
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoNo final da decada de 80 e durante a decada de 90, o Brasil recebeu a influencia de educadores americanos e europeus preconizando uma mudanca no processo de formacao de professores, buscando garantir que, tanto futuros professores, quanto aqueles em situacao de servico, desenvolvessem e/ou aperfeicassem suas habilidades critico-reflexivas, atraves de propostas de refletirem durante a sua acao didatica e, continuamente, sobre a sua acao. Este estudo visa apresentar uma proposta pratica, baseada nestes fundamentos teoricos, atraves do relato de uma experiencia didatica, participativa, realizada na disciplina de Pratica de Ensino em Educacao Fisica, durante o segundo semestre letivo de 1997, na Universidade Federal de Santa Maria-RS, envolvendo doze academicos. Durante o processo, aulas foram observadas, aulas foram filmadas, relatorios pos-aulas foram feitos, aulas foram analisadas e discutidas durante as reunioes semanais. Nesta trajetoria de acontecimentos, num olhar global sobre o desenvolvimento do estudo, foi possivel fazermos um “balanco positivo” do processo reflexivo, pois todos os envolvidos demonstraram interesse e disponibilidade, proporcionando uma grande abertura para que pudessemos trabalhar em conjunto, sendo que percebemos os professores/ estagiarios imbuidos do desejo de (re)pensarem a sua pratica pedagogica. Entretanto, foi dificil avaliar o nivel de aprofundamento da reflexao de cada professor/estagiario. O que valeu serao os frutos que irao resultar desta arvore (da reflexao) plantada.
Referência(s)