Giocare con le parole. il linguaggio e il mistico tra wittgenstein e la p4c: quale rapporto?

2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2525-5061

Autores

Anna Maria Carpentieri,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

Este texto comeca com uma nota introdutoria na qual a autora, que experimenta ha varios anos os programas do curriculo, mostra os motivos de sua escolha pedagogica-didatica afirmando que os percursos tracados lhe deram sempre, por um lado, a possibilidade de constatar um crescimento dinâmico e multimensional do pensamento individual e coletivo dos alunos e dos proprios docentes e facilitadores. Por outro lado, e principalmente, eles tem garantido uma possibilidade maior de explicitar, por exemplo, a capacidade de transformar e transformarem a si mesmos, o que, somente ao ter a consciencia da necessidade de tais mudancas, facilita e melhora o modo deles se relacionarem com eles mesmos e com os outros. O texto remete, inicialmente, as afirmacoes que um grupo de criancas elaborou durante uma sessao, de forma que e exatamente a pratica filosofica no contexto de suas situacoes e circunstâncias que permite a autora fazer constantes teferencias ao pensamento de Wittgenstein, e realizar, tambem, um exame a respeito da possibilidade de uma relacao entre o filosofo austriaco e os pressupostos que estao na base da filosofia para criancas (P4C) e que fazem, essencialmente, referencia ao pensamento de Lipman. As tematicas de fundo tendem, portanto, a evidenciar uma afinidade de pensamento entre os dois filosofos relativa a linguagem e ao mistico, para o qual se introduzem algumas analogias e se encontra correspondencia na propria ideia de filosofia que pertence a ambos. Lipman afirma que a P4C deseja ser uma experiencia total de pensamento atraves da linguagem e a filosofia para Wittgenstein e uma atividade esclarecedora da linguagem que tem como finalidade a clarificacao logica dos pensamentos. Em Investigacao filosofica de Lipman, a linguagem esta definida como uma estrutura unitaria que representa um conjunto de relacoes, do mesmo modo que o argumentar na comunidade de investigacao se caracteriza como um conjunto de vinculos conectados em suas relacoes e significados. A Linguagem, tanto em Lipman como em Wittgenstein, recupera uma estreita relacao entre teoria e pratica, e assim se torna uma producao social, instrumento da acao cotidiana. A potencialidade expressada pela linguagem pode ser comparada a potencialidade expressada na comunidade de investigacao em seu percurso de investigacao-acao. Portanto, em relacao as dimensoes do inexpressivel, o mistico e o espanto das criancas relatadas por Lipman se encontram nesse estupor que ambos geram, nesse desejo de conhecimento implicado neles, no misterio causado neles, tomando-se esse o fundo sobre o qual e atraves do qual todo o que tentamos expressar, comunicar e ser adquire significado. Palavras-chave: Filosofia para criancas; Wittgenstein; linguagem

Referência(s)