
Trabalho em equipe na atenção primária: a experiência de Portugal
2013; Pan American Health Organization; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1020-49892013000300005
ISSN1680-5348
AutoresMarize Barros de Souza, Paulo de Medeiros Rocha, Armando Brito De Sá, Severina Alice da Costa Uchôa,
Tópico(s)Healthcare Policy and Management
ResumoOBJETIVO: Analisar o trabalho em equipe na atenção primária em saúde em Portugal. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa, com desenho de estudo de caso. Os dados foram obtidos por entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. Foram entrevistados gestores, profissionais e usuários de 11 unidades de saúde familiar (USF) portuguesas, totalizando 71 participantes. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na interpretação das entrevistas. RESULTADOS: Cada equipe era constituída por médico, enfermeiro e funcionário administrativo, atendendo entre 1 250 e 2 060 usuários. Uma característica marcante da experiência portuguesa foi a formação das equipes nas USF de forma voluntária, por meio de afinidades pessoais, com autonomia de composição. Observou-se nessas USF o desenvolvimento de "carteira básica de serviços" juntamente com intervenções de vigilância, promoção da saúde e prevenção de doença, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico de doença crônica e de patologia múltipla, cuidados domiciliares, interligação e colaboração em rede com outros serviços (cuidados hospitalares). Foram relatadas dificuldades no atendimento domiciliar. A informatização era ampla nas USF. De acordo com os entrevistados, as mudanças advindas da implementação das USF foram maior acessibilidade dos usuários aos serviços, maior qualidade do cuidado prestado e trabalho em equipe com objetivos e metas, além da existência de um plano de ação. CONCLUSÕES: Mesmo não tendo assumido um papel de coordenação da rede de cuidados, a atenção primária em saúde organizada a partir de equipes foi avaliada positivamente em Portugal, como promotora de maior acesso, continuidade e humanização dos serviços.
Referência(s)