Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um balanço crítico da "Década da Alfabetização" no Brasil

2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 33; Issue: 89 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622013000100002

ISSN

1678-7110

Autores

Maria do Rosário Longo Mortatti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Articuladamente à "Década das Nações Unidas para a Alfabetização" (2003-2012), vêm-se elaborando e implementando no Brasil políticas públicas de educação e de alfabetização, cujos resultados indicam tanto a ruidosa conquista de alguns avanços, quanto o agravamento de muitos problemas históricos. Dentre esses, destacam-se os decorrentes do silenciamento da discussão em torno do conceito restrito e rudimentar de alfabetização, no qual, em consonância com o modelo político neoliberal, fundamentam-se as políticas educacionais e correspondentes "sistemas de avaliação" de habilidades e competências de leitura e escrita, as quais se espera que os alunos aprendam e que são definidoras da função do professor como mero "provedor de estratégias" para essa aprendizagem. Com base nessa hipótese, apresentam-se, em tom de balanço crítico, reflexões sobre a "Década da Alfabetização", a fim de contribuir para a discussão de problemas e perspectivas para o ensino da leitura e da escrita no Brasil.

Referência(s)