Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Uma Proposta de Planejamento Turístico e sua Aplicação em Pelotas, RS

2015; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2178-9061

Autores

Fabiano Milano Fritzen, Laura Rudzewicz, Caroline Ciliane Ceretta,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Este artigo apresenta experiencia planejamento turistico em Pelotas, RS, conduzida pelo Grupo Gestor (GG), seguindo acoes do Programa de Regionalizacao do Turismo do Ministerio do Turismo. Realizado o diagnostico, os integrantes do GG Pelotas participaram da analise e tomada de decisao seguindo estrategias para a consolidacao de destino, considerando-se as 13 dimensoes descritas no estudo. Utilizou-se uma aproximacao a pesquisa-acao, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, para desenvolver o planejamento em questao. Houve quatro etapas de capacitacao, utilizando-se a analise SWOT para sua construcao. A partir do diagnostico, realizou-se a hierarquizacao das variaveis atraves da Matriz de Densidade. Dessa forma, foram conhecidas as estrategias prioritarias ao planejamento de Pelotas como destino turistico, fornecendo a base para a construcao do plano de acao, o qual nao se efetivou. A experiencia trouxe aspectos positivos como a articulacao dos atores para o desenvolvimento do turismo local, motivando reflexoes a respeito da conducao das politicas nacionais de Turismo. Palavras-chave: Turismo. Politica de Turismo. Planejamento Turistico. Pelotas, RS. A Proposal for Tourism Planning and Its Application in Pelotas, Brazil - The planning was motivated by the actions of Tourism Regionalization Program (MTUR) . From the diagnostic “Competitive Study Pelotas”, the members of the MG Pelotas were mobilized to the analysis and decision making about the variables and dimensions of the study and the collaborative construction of strategies to consolidate the destination. It was used research-action with a quali-quantitative and descriptive approach to develop this collaborative work between different local actors. It was made in four steps, through capacitating modules, and with the use of the analysis SWOT for its construction. From a local reality diagnostic about the 13 dimensions described in the study, it was made the hierarchy of variables through the Density Matrix. Given that, the priority strategies to the planning of Pelotas as a tourist destination were known, providing the basis for the action plan’s elaboration which was not carried out. The experience brought some positive aspects to the articulation of the actors for the local tourism development, leading to reflections concerned about the conduction of the national tourism policies. Keywords: Tourism. Tourism Policy. Tourism Planning. Pelotas, RS, Brazil. Fabiano Milano Fritzen – Doutor. Professor assistente do Departamento de Administracao, Faculdade de Administracao e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Curriculo lattes.cnpq.br/9225395801805801. E-mail: fmfritzen@gmail.com Laura Rudzewicz – Mestre. Professora assistente do Departamento de Turismo, Faculdade de Administracao e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Curriculo lattes.cnpq.br/3839468278134356. E-mail: laurar.turismo@gmail.com Caroline Ciliane Ceretta – Mestre. Professora assistente do Departamento de Turismo, Faculdade de Administracao e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS. Curriculo lattes.cnpq.br/4388433550209518. E-mail: carolineceretta@hotmail.com

Referência(s)