Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O sistema de crenças do aprendiz brasileiro de inglês: fatores que influenciam na construção de crenças

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-18132008000100007

ISSN

2175-764X

Autores

Fábio Madeira,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

As crenças sobre aprendizagem de línguas têm sido tópico de interesse entre autores em pesquisadores na área de ensino de línguas. Este trabalho traz uma discussão sobre os fatores que atuam na formação das crenças de alunos e professores de Língua Inglesa. Inicialmente, comento sobre o interesse pela investigação do sistema de crenças do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Mostro a influência que as crenças que compõem o imaginário dos professores e aprendizes exercem na maneira como abordam o processo de ensino/aprendizagem. Passo então para a discussão dos principais fatores responsáveis pela formação das crenças, entre os quais alguns estão intimamente relacionados ao contexto brasileiro de ensino/aprendizagem da língua inglesa.

Referência(s)