ENSINANDO COM "MÁGICA": EQUILÍBRIO ESTÁTICO
2007; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/ree.v26i1.231
ISSN2236-0158
AutoresJosé Gabriel Maluf Soler, Ana Paula Brescancini Rabelo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho descreve uma experiencia realizada no curso de Engenharia Civil da PUC-Minas/Campus Pocos de Caldas, na disciplina de Mecânica Aplicada, que procura estimular os alunos mostrando que uma simples magica pode ser explicada quando se conhecem os principios basicos da mecânica. A “magica” consiste em colocar um palito de fosforo quase caindo sobre uma mesa e despertar a curiosidade do aluno dizendo que sera pendurada uma garrafa a extremidade livre do palito de fosforo, contudo o sistema nao ira se desestabilizar, ou seja, a garrafa nao ira cair. Apos ser realizada a “magica”, solicita-se aos alunos que a fotografem e identifiquem todas as forcas que estao atuando no sistema, explicando o motivo pelo qual o sistema permanece equilibrado. Isso incentiva os alunos a entenderem como as forcas atuam sobre o sistema estudado e desperta seu interesse em relacao a disciplina. Serao tambem apresentadas e discutidas as diversas respostas dos alunos do terceiro periodo.
Referência(s)