Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado

2013; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s2176-45732013000100007

ISSN

2176-4573

Autores

Lívia Chaves de Melo, Adair Vieira Gonçalves, Wagner Rodrigues Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Neste artigo, investigamos práticas de citação de literatura científica na escrita reflexiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação, em disciplinas de estágio obrigatório em Ensino de Língua Inglesa numa Licenciatura em Letras. Analisaremos, especificamente, como esses professores se representam a partir de citações de literatura científica, e caracterizaremos algumas funções exercidas pelas citações na escrita reflexiva emergente na esfera acadêmica. Utilizamos a abordagem dialógica da linguagem dos estudos bakhtinianos como referencial teórico de base, além de aportes teórico-metodológicos acerca de tipos de sequência e de discurso propostos por Adam e Bronckart. Os resultados da pesquisa mostram que a prática de citação da literatura científica é uma invocação de autoridade com função de erudição, amplificação e ornamentação do discurso produzido, podendo orientar a ação pedagógica desenvolvida pelo professor em formação no estágio supervisionado.

Referência(s)